×

Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump, é baleado e morre nos EUA

Ultimas

Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump, é baleado e morre nos EUA Influenciador de 31 anos estava participando de evento na Universidade Utah Valley quando foi alvo de um ataque, nesta quarta-feira (10). Morte foi confirmada pelo presidente dos EUA.

Charlie Kirk, ativista conservador dos EUA e aliado do presidente Donald Trump, morreu nesta quarta-feira (10) depois de ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley. A informação foi confirmada pelo próprio presidente americano.

charlie-kirk-300x168 Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump, é baleado e morre nos EUA

imagem internet

 

Quem é Charlie Kirk, aliado de Trump e influenciador de direita nos EUA
Kirk, de 31 anos, era casado e deixa dois filhos. Ele ficou conhecido nos Estados Unidos por fundar a organização conservadora Turning Point USA, influente em universidades e escolas de todo o país.

Trump confirmou a morte do ativista em uma rede social, chamando-o de “lendário” e enviando condolências à família.

“Ele era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós. Meus sentimentos, junto com os de Melania, vão para sua linda esposa Erika e para a família. Charlie, nós te amamos!”, publicou.

Políticos do Partido Republicano, de Trump, e do Partido Democrata se manifestaram lamentando a morte. “Não há lugar em nosso país para esse tipo de violência. Ela precisa acabar agora”, disse o ex-presidente Joe Biden, democrata.

000_743Y4T9-1024x682-1-300x200 Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump, é baleado e morre nos EUA

imagem internet

 

Uma gravação registrou o exato momento em que Kirk foi baleado. O vídeo foi compartilhado pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene. Assista acima.

Nas imagens, Kirk aparece sentado em uma tenda, discursando para uma grande multidão ao ar livre, quando um barulho de tiro é ouvido. O ativista, então, tombou da cadeira. Ao perceber o ocorrido, várias pessoas correram.

A aparição do ativista nesta quarta-feira foi a primeira de uma turnê planejada com 15 eventos em universidades de todo o país. Antes de ser baleado, Kirk estava sentado no que ele chama de mesa “Me prove que estou errado” para responder às perguntas da plateia.

CharlieKirk-712x370-1-300x156 Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump, é baleado e morre nos EUA

imagem internet

 

Segundo a universidade, Kirk foi levado ao hospital por seguranças particulares e passou por uma cirurgia. Um porta-voz da instituição disse ainda que um suspeito chegou a ser detido, mas não foi apontado como autor do ataque.Até a última atualização desta reportagem, as autoridades continuavam a busca pelo atirador.O diretor do FBI, Kash Patel, publicou no X que agentes estão se dirigindo ao local e monitorando a situação.

“Estamos monitorando de perto os relatos do trágico tiroteio envolvendo Charlie Kirk na Universidade de Utah Valley. Nossos pensamentos estão com Charlie, seus entes queridos e todos os afetados.”

A presença de Kirk na universidade dividiu opiniões. Uma petição online reuniu quase 1.000 assinaturas para que ele não fosse à instituição.

Apesar disso, a universidade manteve o evento, citando a Primeira Emenda e seu “compromisso com a liberdade de expressão, a investigação intelectual e o diálogo construtivo”

 

Fonte: internet

Share this content: