“Precisamos de metas que levem em conta a realidade da nossa região”, diz Socorro Neri durante seminário que debateu o Plano Nacional de Educação
Créditos das fotos: Anderson Oliveira/Ascom Educação de Rio Branco
Sob a condução da deputada federal Socorro Neri, vice-presidente da Comissão Especial que analisa o novo Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados, o Acre reafirmou seu protagonismo no debate sobre o futuro da educação brasileira. O seminário realizado em Rio Branco reuniu especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para defender um plano que respeite as desigualdades regionais e traduza a diversidade do país em políticas públicas efetivas.
A deputada abriu os trabalhos com um recado direto: “Não é possível continuar aplicando os mesmos parâmetros do Sudeste aqui na Amazônia. Precisamos de metas que saiam do papel e levem em conta a realidade dos nossos rios, estradas e escolas da floresta”. E completou: “Não dá mais para fazermos de conta que a educação chega a todos, quando muitos sequer conseguem chegar até a escola”.
Créditos das fotos: Anderson Oliveira/Ascom Educação de Rio Branco
A presença do professor Israel Batista, do Conselho Nacional de Educação, foi um dos destaques da programação. Sua contribuição reafirmou a importância de colocar os educadores no centro da política pública. “O professor é o fator mais importante para o aprendizado. Valorizar o magistério é garantir um futuro melhor para a educação”, afirmou.
Créditos das fotos: Anderson Oliveira/Ascom Educação de Rio Branco
Entre os presentes estavam nomes como Léo de Brito (Ministério da Educação), Aberson Carvalho (Secretaria de Educação do Estado), Elisete Machado (Conselho Estadual de Educação), Abelardo Townes (MP/AC), Alysson Bestene (UNDIME/AC e Educação de Rio Branco), Vômea Araújo (UNCME/AC e Conselho Municipal), Fábio Storch (IFAC), Ednaceli Abreu (UFAC), Mark Assen de Carvalho (ANPAE/AC e ANFOPE), Rosana Nascimento (SINTEAC) e Elândia Dantas (Escolas Particulares do Acre).
Créditos das fotos: Anderson Oliveira/Ascom Educação de Rio Branco
Para o secretário Aberson Carvalho, “não há como aplicar políticas pensadas para grandes centros urbanos no interior da Amazônia. Se queremos uma educação com qualidade e equidade, precisamos reconhecer essas realidades e adaptar o planejamento educacional a elas”.
O seminário integra a agenda nacional de escutas públicas da Comissão Especial do PNE e reafirma o compromisso do Acre com a construção de um plano educacional que olhe para o país inteiro — inclusive para os que vivem longe dos grandes centros, mas com os mesmos direitos de aprender.
Fonte: assessoria
Share this content: