×

Por Reuters

 

2024-10-02t092757z-734419008-rc29caafvnar-rtrmadp-3-israel-palestinians-lebanon-iran-attack

Um sistema de mísseis iraniano é exibido ao lado de uma faixa com uma foto do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e do falecido líder do Hezbollah do Líbano, Hassan Nasrallah, em uma rua de Teerã. — Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via Reuters

Os Estados Unidos ampliaram nesta sexta-feira (11) as sanções contra os setores de petroleiro e petroquímico do Irã, em resposta ao ataque com mísseis iraniano contra Israel no início de outubroAgora, qualquer pessoa ou empresa relacionados a esses setores da economia iraniana serão alvos de sanções, segundo o Departamento do Tesouro.

A medida adiciona o setor de petróleo e petroquímico a uma ordem executiva existente que visa setores-chave da economia do Irã, com o objetivo de negar ao governo os recursos financeiros necessários para apoiar seus programas nuclear e de mísseis.

“Esta ação intensifica a pressão financeira sobre o Irã, limitando a capacidade do regime de gerar receitas energéticas essenciais para desestabilizar a região e atacar parceiros e aliados dos EUA”, disse o Departamento do Tesouro em comunicado. Segundo a medida, assinada pela secretária do Tesouro dos EUA, as medidas foram tomadas “para enfrentar melhor a ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.”

 

O Departamento do Tesouro também designou 16 entidades e identificou 17 embarcações como propriedades bloqueadas, citando seu envolvimento no transporte de produtos de petróleo e petroquímicos iranianos em apoio à Companhia Nacional de Petróleo do Irã, segundo o comunicado.

As 16 entidades bloqueadas nesta sexta (11) são da Malásia, China, Hong Kong, Ilhas Marshall, Panamá, Libéria, Suriname, Índia e Emirados Árabes Unidos.

Sanções dos EUA a diversos setores da Economia do Irã são aplicadas desde o século XX, sob a justificativa de limitar ameaças que as capacidades do adversário do Oriente Médio representariam ao país. O setor petrolífero iraniano é alvo de medidas do Tesouro americano desde 1995. Em junho, os EUA aplicaram novas sanções contra o programa nuclear do Irã. Após o ataque de mísseis e drones iraniano contra Israel em abril, novas sanções foram impostas pelos EUA e o Reino Unido.

Fonte: G1 mundo

Share this content: